Como escolher uma raquete de tênis adequada
Vamos descobrir como escolher uma raquete de tênis adequada para jogar, desenvolvendo um maior controle ou potência nos golpes. Saber qual seu jogo é tão importante quanto a raquete, por isso vamos falar sobre os tipos mais comuns de estilo. Para escrever esse post, consultei diversos sites especializados e professores de tênis para conseguir trazer um material de altíssima qualidade para vocês.
Escolhendo uma raquete de tênis adequada
Se você é um novato ou esperando para ser o próximo campeão de tênis, comprar uma raquete de tênis pode ser um grande investimento, e escolher a raquete de tênis certa pode fazer uma grande diferença para o seu jogo. Aqui está um guia para ajudar a comprar uma raquete de tênis para aqueles que são sérios sobre a aprendizagem de como se tornar um campeão de tênis competitivo.
Tamanho do Grip
A empunhadura inadequada pode causar uma série de inconvenientes à saúde do braço e a qualidade do jogo.
Se o cabo estiver fino demais, a tendência dele é rodar dentro de mão, especialmente quando as bolas tocarem nas laterais das cordas. Para que isso não aconteça, o jogador tenderá a apertá-lo. Pronto, você pode estar abrindo uma porta para o tennis elbow (cotovelo de tenista) -> link do post sobre Cotovelo de Tenista.
Se o cabo estiver grosso demais, a tendência dele é escapar da mão, especialmente quando as bolas tocarem na parte de cima das cordas. Para que isso não aconteça, o jogador tenderá a apertá-lo.
Seu objetivo é saber se o dedo indicador não coube (cabo fino para sua mão/pequeno – figura 1), se ficou justo (cabo ideal para sua mão/ok – figura 2), ou com folga (cabo grosso para sua mão/grande – figura 3)
Importante
- Na dúvida opte sempre pelo cabo mais fino, pois pode-se engrossá-lo posteriormente.
- Não coloque um cushion grip sobre outro, pois isso reduz a vivacidade das arestas do cabo, dificultando encontrar a empunhadura adequada e a raquete pode voar da mão.
- Se precisar, peça orientação a quem tem experiência, especialmente quando estiver adquirindo uma nova raquete.
Tamanho da Cabeça da Raquete
O tamanho da raquete está ligada diretamente ao seu jogo.
De 88 à 104 polegadas quadradas:
- Conhecido como tamanho médio. Até 93 chamados de “Mid Size” e de 94 a 104 de “Mid Plus”.
- Em geral são raquetes produtoras de controle de bola. São quase uma unanimidade no tênis profissional masculino (costumam ser mais pesadas).
- Espetaculares para jogadores competitivos de fundo de quadra.
De 105 à 135 polegadas quadradas:
- Conhecidas como raquetões ou panelões, estas raquetes são “Oversize” ou “Super Oversize”.
- Grandes produtoras de velocidade de bola. Muito populares no tênis profissional feminino.
- Espetaculares para amadores que abusam do “saque-voleio” e duplistas, embora quebrem mais cordas.
Raquetes de tamanho grande têm uma área de superfície de entre 105 e 130 polegadas quadradas. Isso os torna ideais para iniciantes, pois significa menos miss-hits (erros). A cabeça maior permite também mais rotação para ser colocado na bola e maior poder para ser transferido para a bolinha.
Tradicional para raquetes de médio porte são usados por jogadores mais talentosos e tem uma superfície de entre 85 e 105 centímetros quadrados. O tamanho da cabeça menor oferece mais maneabilidade e estabilidade, mas vai exigir do jogador para gerar mais energia.
Material, Peso e Equilibrio da Raquete de Tênis
A maioria das raquetes são feitas de grafite (fibra de carbono) por ser leve, e fornecem uma boa energia, bem como o controle, tornando-a ideal para qualquer iniciante e profissionais. Outras raquetes adequadas para iniciantes são feitos de alumínio de peso leve ou titânio, pois são bem resistentes, mas possuem uma vibração exagerada e clara falta de potência.
Geralmente, as raquetes que pesam menos de 283 g não são recomendadas para nenhum adulto, porque são bastante leves para proteger seu braço de choques mais leves de infrequënte jogo duplo. Então um peso maior de 283 g e menor que 340 g é o ideal para um adulto.
Se você é adulto, níveis principiante ou intermediário, procure as raquetes até 310 gramas, sem corda. De preferência, com equilíbrio intermediário ou levemente deslocado para uma das extremidades.
Se você é adulto, nível avançado, prefira as raquetes próximas ou acima de 310 gramas, sem corda. Em geral, estas raquetes carregam características de controle de bola (perfil fino, equilíbrio deslocado para o cabo, trama mais fechada das cordas e área de cabeça até 100 polegadas quadradas).
Raquetes com alto peso (maior de 310g)
- Preferida dos profissionais masculinos
- Maior controle
- Alto poder de resposta
Raquetes com baixo peso (menor de 300g)
- Menos poder de resposta
- Menor absorção as vibrações geradas pelo impactor da bola
- Exige mais do braço do jogador
Equilibro da raquete de Tênis
Uma forma simples de verificar onde esta o equilíbrio da raquete é posicioná-la horizontalmente e apoiá-la inserindo o dedo indicador no coração da raquete.
- Raquetes pesadas e com equilíbrio no cabo
São raquetes para jogadores profissionais e avançados, oferecem maior controle, mas faz com que o jogador tenha fazer mais força para obter potência no golpe.
- Raquetes leves com equilíbrio na cabeça
São raquetes em que o peso foi reduzido para obter uma raquete mais manuseável, mas a potencia foi mantida deixando o peso na cabeça igual. Isso resultou em uma raquete com a cabeça mais pesada. São raquetes com maior potencia e mais manuseáveis, no entanto, oferecem menos controle. Um ponto importante a ser lembrado aqui é que em uma raquete leve é possível adicionar peso, mas não é possível tornar uma raquete pesada mais leve.
Tamanho da Raquete
O comprimento tradicional da raquete é cerca de 27 a 28 polegadas, mas você pode obter mais raquetes de até 29 polegadas. Quanto maior o comprimento da raquete, maior a alavancagem em um balanço, portanto, dando mais poder a uma batida na bola.
Tensão das Cordas e Tipo de Cordas
A maioria das raquetes que você comprar vai ser pré-amarrado com as cordas no meio da sua faixa de tensão, mas você pode obter cordas de raquete ajustados para você. A tensão a ser colocada nas cordas da raquete de tênis, é parte fundamental para a performance do jogador, assim como para a saúde do braço.
Cordas mais apertadas significa mais controle e rotação, por isso eles são, provavelmente, melhor se você está tentando melhorar a precisão. Cordas mais fraco significa mais potência e menos controle.
Tensões Altas
- Maior precisão
- Menor velocidade de bola
- Menor conforto
- Menor absorção ao impacto (possível maior vibração)
- Menor durabilidade
Tensões Baixas
- Menor precisão
- Maior velocidade de bola
- Maior conforto
- Maior absorção ao impacto (possível menor vibração)
- Maior durabilidade
Tipos de Cordas
A escolha do tipo de corda para uma raquete de tênis é tão importante para a qualidade e evolução do jogo, assim como para a preservação do braço, que merece especial atenção.
Nylon:
- São cordas básicas. Baixo custo.
- Perdem tensão rapidamente.
- Alteram-se facilmente com a variação de temperatura.
- Tem baixa absorção ao impacto. Há exceções.
- Em geral são grossas.
- São mais resistentes a quebras pois afrouxam rapidamente.
Tripa sintética:
- Custo intermediário.
- Perdem menos tensão do que o nylon.
- Estão menos sujeitas a variação de temperatura.
- Tem boa absorção ao impacto.
- Em geral são finas ou intermediárias.
- Resistem menos a quebra do que o nylon.
Poliéster:
- Alta perda de tensão.
- Sofrem pouco com a variação de temperatura.
- Disponível em várias espessuras.
- Bem resistentes a quebra.
- Custo intermediário.
- Baixa absorção ao impacto.
- Contra indicada para quem teve ou tem histórico de incômodo no braço.
Tripa Natural:
- Segue e otimiza todas as características da tripa sintética.
- Extremamente sensível a umidade.
- Alto custo.
- Baixa durabilidade.
Multifilamento. Materiais de Alta Performance:
- São cordas sintéticas de altíssimo nível. Em geral multifilamentos desenvolvidos com tecnologias avançadas e matérias primas sofisticadas.
- De alta absorção ao impacto da bola, são as cordas indicadas aos tenistas com histórico de incômodo em qualquer parte do braço.
- Com média durabilidade, desfiguram a trama e em geral alto custo.
Copolímero:
- Embora muitos confundam as cordas de poliésteres com as de copolímeros (constituídas por diversos polímeros), é preciso saber que existem algumas semelhanças, mas as diferenças são significativas.
- Compartilham da mesma dureza e são ótimos produtores velocidade de bola, mas os copolímeros têm maior absorção ao impacto e afrouxam significativamente menos do que os poliésteres.
- Hoje podemos afirmar que 95% dos jogadores profissionais masculinos, e uma boa fatia do feminino, usam este tipo de corda.
- Fabricada em diversas espessuras, tem muito boa durabilidade. Reconhecidamente a maior evolução técnica em equipamentos para o esporte tênis dos últimos anos.
Híbrida:
- A mistura de duas cordas na mesma raquete é chamada de “corda híbrida” . A combinação mais popular é a de um copolímero na posição vertical e uma tripa sintética ou tripa natural ou ainda um multifilamento na horizontal.
- Indicadas aos jogadores avançados e profissionais por sua excelente adaptação aos mais variados golpes, tem muito boa durabilidade e absorção ao impacto da bola (se comparada a uma raquete encordoada com copolímero por inteiro).
- Podem ser misturadas em qualquer espessura, sendo que as com os copolímeros mais finos, são melhores para a velocidade de bola e o conforto.
Observações finais
Como visto, escolher a raquete adequadamente é peça fundamental para um jogador sério. Sempre que possível, vamos atualizando este post e adicionando novas informações. Não deixe de voltar e conferir tudo!
Fontes: Professores e jogadores profissionais de Tênis http://www.wikihow.com/Choose-a-Tennis-Racquet http://www.tenisproshop.com.br/tamanho-de-empunhadura http://www.tenisproshop.com.br/dicas-de-cordas/tipos-de-cordas http://www.jogandotenis.com.br/como-escolher-a-raquete-certa-tenis/
Ótimas dicas… Alguém sabe quanto custa uma raquete profissional de tenis?